ÁGUA É VITAL 22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

 

Comemoramos no dia 22 de março o Dia Mundial da Água. A água é sem dúvida o líquido mais precioso de nosso planeta. Sem a água, a vida não existiria. Seres humanos, animais, e plantas, todos precisam da água para viver e crescer.

A água para o nosso planeta é como o sangue para nosso corpo. A exemplo do sangue que leva os nutrientes, oxigênio etc. para as células do organismo em todos os tecidos do corpo, a água transporta os nutrientes para os milhares de organismos vivos na Terra.

Da mesma forma que aproximadamente 70% da superfície terrestre é composta por água, 70% do nosso corpo é também constituído por água, tendo o sangue seu principal distribuidor. Mais de 80% de nosso sangue é constituído de água facilitando assim a irrigação e alimentação de nosso corpo.

A água é um dom da natureza. Ela existe nos três estados: líquido, sólido e gasoso, dependendo da temperatura ambiente. Sua abundância no nosso planeta contrasta com o fato que menos de 3% de toda água é doce; o resto (97%) é água salgada, imprópria ao consumo. Pior ainda, menos de 1% desta água é disponível para utilização, pois a maioria da água doce encontra-se nas geleiras nos dois polos ou nos subsolos muito profundos. Estima-se que, em 100 litros de água neste planeta, apenas o equivalente a uma colher de chá é potável. Tudo isto mostra a escassez da água potável, e encarece o acesso à água pelo homem.

É preciso entender que a água é um recurso muito limitado. Além disso, ela é mal distribuída no planeta i.e., enquanto algumas regiões têm bastante, outras não têm acesso à água.

A convivência do homem e da água é muito antiga. Ao longo da história, o homem aprendeu a usar a água em seu favor para plantar, criar, gerar energia etc. O homem sempre procurou morar perto dos rios para obter água potável, facilitar a irrigação, gerar energia etc. A água foi também fundamental na revolução industrial permitindo o surgimento da roda d’água (roda de burden), a máquina a vapor, as usinas, refinarias, hidrelétrica etc.

Com o aumento da população mundial, o crescimento da produção industrial, e a falta de políticas públicas de sustentabilidade, o problema do acesso à água está se tronando cada vez mais preocupante. De fato, para produzir um quilo de papel, são usados 500 litros de água; para fabricar uma tonelada de aço, são necessários 260 mil litros de água etc. Uma pessoa pode gastar cerca de 300 litros de água por dia.

A escassez da água é hoje um fenômeno mundial, e se nenhuma providência é tomada estima-se que em 2050, a metade da população mundial não teria acesso à água.

A falta de água está se agravando cada vez mais por inúmeras razões: a impermeabilização do solo, resultado do asfaltamento e da edificação, impede a infiltração da água da chuva e, consequentemente, prejudica o processo da recarga dos lençóis freáticos. Também, recentes pesquisas mostraram que as mudanças climáticas irão agravar de 20% a falta d’água no planeta.

Porém, a causa mais importante é a poluição fruto do descuido do homem. Se um rio é contaminado, a população inteira sofre as consequências. O lixo é jogado nos rios, no mar, nos lagos, sem nenhum tratamento, matando os peixes e a vida. Além disso, um rio poluído é sujeito à morte.

Para ter uma idéia do tamanho do estrago, estima-se que, nas capitais brasileiras, apenas 17% das indústrias tratam seus esgotos e que 83% jogam nos rios todo lixo produzido.

A atividade agrícola também é muito poluidora de água. Os agrotóxicos e os pesticidas são muito prejudiciais, pois, carregados pela água da chuva, penetram o solo e atingem os lençóis freáticos ou são levados para os rios e mananciais. Isto nos alerta cada vez mais sobre a importância da agricultura orgânica.

A água poluída pode causar doenças como cólera, febre tifóide, disenteria, amebíase etc. Apesar disso, mais de 30% da população brasileira não tem água encanada e nem saneamento básico. No ?????????????????????????????????????????mundo, são mais de 2,5 milhares de pessoas.

O consumo de água cresce a cada dia, mas a quantidade de água disponível para o consumo no planeta é a mesma. Algumas soluções estão sendo adotadas para obtenção de água potável como a retirada do sal da água do mar, trazer geleiras para derretê-las etc. Mas, isto leva à terceirização do serviço algo que não é interessante para humanidade.

A água é o melhor amigo da nossa saúde, forma física, e beleza. A nossa sobrevivência depende de nossa capacidade de usar e de cuidar desta riqueza. Devemos acabar com o desperdício de água. Mudar nossos hábitos, nossos costumes no nosso dia a dia, como por exemplo: fechar a torneira ao escovar os dentes, reaproveitar a água de uso doméstico, economizar água tratada, utilizar menos detergentes, jogar o lixo no lugar apropriado, entender e respeitar o ciclo da água, plantar árvores, denunciar as empresas que poluem, denunciar ocupações clandestinas que estejam despejando esgoto e lixo nos mananciais. Precisamos também cobrar a implantação de leis de proteção ao meio ambiente e contra as poluições, como, por exemplo, a Lei “Cidade Limpa” em São em Paulo. Projetos de perenização dos rios e de construção de barragens são ações concretas que devem ser levadas a sério.

É preciso fazer estudos aprofundados das bacias hidrográficas e fluxo das águas. Esses estudos devem ser levados em consideração no planejamento das cidades, pois não podemos continuar a desafiar a natureza construindo nos lugares errados e asfaltando nos lugares errados.

Mas, necessitamos principalmente de educação. Uma educação que nos leva ao estabelecimento da consciência ecológica, para uma convivência em harmonia com a natureza, e para uma verdadeira solidariedade entre os seres humanos. Precisamos cuidar deste bem valioso que a natureza nos deu. Precisamos ter paz com a natureza e nos preocupar de vez com nosso planeta.

Sofiane Labidi, professor universitário e pesquisador, escreve no Jornal Pequeno aos domingos

ÁGUA

Anúncios
Esta entrada foi publicada em LEITURA. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s