ÁGUA SEM FRONTEIRAS

 A água é um recurso que não respeita divisas: atravessa cidades, estados e nações; portanto, é um bem a ser partilhado. Mas o desperdício e a poluição dos rios, lagos e aquíferos fazem com ela se torne cada vez mais escassa e cara. Nos últimos 50 anos, a disputa pela água registrou 42 conflitos violentos – a maioria no Oriente Médio – , contra 157 tratados pacíficos de cooperação para o uso.

42_a agua e a vida

Para que a paz continue ganhando, a ONU declarou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água, a fim de incentivar o mundo a  agir de forma colaborativa no acesso e na conservação desse recurso.

Apenas 0,5% da água doce está disponível na superfície, na forma liquida, em rios e lagos que não são distribuídos igualmente no planeta. O Brasil concentra 70% de sua água doce na bacia Amazônica.

A Agricultura é responsável por 70% do consumo hídrico.  Frutas e verduras são os alimentos mais ricos em água. ( de 80% a 90% )IMG_3926

Preservar florestas é proteger a água: elas interferem no clima de uma região, favorecendo as chuvas, alimentam as nascentes dos rios, e protegem os mananciais da erosão e do assoreamento.

A cada dia, os brasileiros produzem 8,4 bilhões de litros de esgoto, mas nem a metade recebem tratamento e é despejada diretamente no meio ambiente, causando doenças.

A ONU quer estender os serviços de saneamento  dos atuais 63% dos atuais para 75% da população mundial até 2015.

A cada segundo 100 mil litros de água movem engrenagens da indústria brasileira. Hoje, os maiores investimentos das companhias estão  direcionados para a utilização de água de esgoto tratada, a chamada água de reúso. ( Fonte: Revista Nova Escola  nº 261  abril 2013)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em CIDADANIA, Geral, LÍNGUA PORTUGUESA, LEITURA, Meio Ambiente e Sustentabilidade, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s